quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Saudade

"Saudade: lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia. Segundo a BBC de Londres, a palavra saudade, em português, integra uma lista compilada por uma empresa britânica com opiniões de mil tradutores profissionais, como a sétima mais difícil do mundo para se traduzir ."

Me lembro que, um dia, um professor da faculdade me disse que a palavra saudade só existe no nosso idioma, não tendo nada equivalente em outros idiomas. Uma simples palavra expressa tanta coisa. Uma palavra tão forte e às vezes até tão bonita. Só sente saudades quem sente, quem gosta (ou um dia já gostou).
A saudade pode chegar a ser agoniante de tão forte; saudade de tirar a fome, saudade de tirar o sono. A saudade pode deixar as pessoas como se estivessem "em coma", sem conseguir se concentrar em absolutamente nada, como se acordassem e apertassem o botão que diz "modo automático".
Eu sinto muitas saudades. Tenho saudades do meu pai, que mora longe, Das minhas irmãs, que moram longe. Sinto saudades de pessoas que já não estão mais comigo. Já cheguei a sentir saudades até mesmo do que eu nunca tive de verdade...
Há quem diga que o melhor idioma para os poetas é o português brasileiro, porque é o único que tem a palavra saudade, palavra definida pela gramática como substantivo abstrato; mas tão abstrato, que chega a ser difícil, ou melhor, impossível de ser traduzida, de ser explicada.