sábado, 29 de dezembro de 2012

Não tem jeito. Quando o fim do ano se aproxima, é inevitável que façamos um balanço. Revivemos os momentos do ano que está findando e desejamos coisas melhores para os que estão por vir.

Eu fiz um balanço de 2012. Ah, fiz sim! Foi um ano sui generis. Tanta coisa aconteceu. Minha vida mudou tanto e, ao mesmo tempo, mudou tão pouco... Conheci muitas pessoas, mas fiquei próxima de pouquíssimas. Sim, muitas pessoas passaram por minha vida durante esse ano, mas poucas permaneceram. Algumas retornaram, o que me deixa extremamente feliz. Outras, contra a minha vontade, se foram...

Eu me lembro que, na última noite de 2011, eu desejei uma única coisa para 2012: S A B E D O R I A. Até roupa de baixo amarela usei! Ainda fiz questão de deixar bem claro que o amarelo era para sabedoria; não para dinheiro. 

Ao que tudo indica, a sabedoria veio. De maneira dolorosa. Bastante. Aprendi muito sobre a vida. Mas, sobretudo, aprendi muito sobre mim mesma. Aprendi que eu havia me perdido de mim. Aprendi que, o tempo todo em que eu não gostava de mim mesma, sempre desejando ter a vida de outra pessoa, eu deixava de viver uma vida maravilhosa; eu deixava de ser EU. Aprendi que eu gosto, sim, de mim. E hoje não tenho mais motivos para desejar a vida de mais ninguém. Hoje não tenho mais motivos para fugir de mim mesma e nem para me esconder.

Mas, como eu disse, a sabedoria veio para mim de maneira dolorosa. Me aconteceram coisas que eu não queria. Algumas coisas que eu pensei que não suportaria. Tive poucas derrotas, mas extremamente significantes. Derrotas que me nocautearam e me deixaram no chão por bastante tempo. A dor diminuiu, mas confesso que meu coração ainda não está tranquilo.

Em 2012, eu sorri pouco e chorei bastante. Meus amigos sabem o quanto eu chorei! Estive próxima de realizar um sonho, mas ele se desintegrou diante de meus olhos. A partir daí, eu busquei refúgio, busquei novos interesses, novas pessoas, novos pontos de vista. Busquei uma nova vida, mas no fim, encontrei eu mesma. A pessoa que sempre fui. Como dizem: a boa e velha eu.

Enfim, não sei se o saldo desse ano é positivo ou negativo. Mas agora preciso começar a pensar em meus cinco objetivos para 2013. Talvez o objetivo seja um só: ser feliz.