quarta-feira, 12 de novembro de 2008

We'll never feel bad anymore

Não gosto nem um pouco de frases feitas, mas esses dias li uma (não sei aonde) que me chamou atenção (não sei por qual motivo). "A felicidade deve ser a regra, e não a exceção". Eu acredito nisso, de verdade. Não acredito que todos nós devemos realmente - e conseguimos - buscar a felicidade dentro de nós mesmos e blá-blá-blá... Até porque não tem como fugir de fatores externos, e esses tais fatores influem sim, e muito no humor. Mas é possível ser feliz com pequenas coisas, e até com coisas boas que acontecem o tempo inteiro.
Bom, a verdade é que eu raramente escrevo sobre coisas felizes ou sobre a felicidade. Quem me conhece, sabe muito bem que eu não sou uma pessoa triste e nem tenho andado triste ultimamente. Na verdade, na maior parte do tempo, eu sou o oposto de triste.
Mas sentir a tristeza, uma hora ou outra, é característica do ser humano, penso eu. E escrever sobre coisas tristes ou melancólicas às vezes é mais fácil justamente por ser a exceção; por ser algo que todo mundo sente, pelo menos uma vez ao dia, mas que não costuma ficar falando sobre o assunto, mas gosta de ler ou, quem sabe, de escrever.
Mudando de assunto, comecei a ler um livro da Lispector e tem hora que parece que eu estou lendo algo que eu escreveria, do tanto que eu me identifico. E pior que não é a primeira vez que isso acontece. Uma frase mínima consegue traduzir mil e um sentimentos que nunca consegui e provavelmente nunca conseguiria traduzir em palavras.